Dia Internacional das Montanhas

De 11 a 18 de dezembro de 2017  Genérico
Img:

Assinala-se a 11 de dezembro o Dia Internacional das Montanhas. A Biblioteca, para assinalar este acontecimento preparou uma Exposição Bibliográfica sobre este tema na Biblioteca Central – Requisite e Leia.

A propósito de Montanhas! Sabia que no dia 21 de novembro de 2017 foi submetida à Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura a Candidatura da Serra da Estrela a Geopark Mundial da UNESCO?

O projeto integra as duas instituições de Ensino Superior implantadas no território em questão (Instituto Politécnico da Guarda e Universidade da Beira Interior) e nove municípios da mesma área (Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas, Oliveira do Hospital e Seia).

O futuro Geopark Estrela terá mais de 2.700 quilómetros quadrados e cerca de 172 mil habitantes e o objetivo de alcançar um novo paradigma de desenvolvimento, assente na Educação, Ciência e Cultura.

Aquele que é nesta altura o designado “Aspiring Geopark Estrela” tem por missão contribuir para a proteção, valorização e dinamização do património natural e cultural, com especial ênfase no património geológico, numa perspetiva de aprofundamento e divulgação do conhecimento científico, fomentando o turismo e o desenvolvimento sustentável do território.

Pretende originar melhorias da qualidade de vida das populações dando amplo relevo à educação, ao desporto, às artes, à cultura e ao turismo, promovendo a competitividade territorial do destino Serra da Estrela. Segundo dados da comissão nacional da UNESCO a classificação de um Geoparque traduz-se num aumento de 7% no emprego, 57% nas visitas escolares, 29% na despesa média/dia por visitante e 103% no número de visitantes nos territórios classificados.

 

Acompanhe e participe nesta candidatura que é de todos nós:

http://www.geoparkestrela.pt/

http://www.geoparkestrela.pt/index.php/age/missao

https://www.facebook.com/GeoparkEstrela/

As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação que permitem a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.