Ciência e Cultura

Geral   16 de março de 2017
Img:

A Biblioteca da UBI participou no evento de reflexão sobre as oportunidades e os desafios suscitados pelas tecnologias digitais, no âmbito do Programa Ciência e Cultura, promovido pela SECTES e pela Secretaria de Estado da Cultura, realizado no dia 15.03.0207, em Lisboa - Pavilhão do Conhecimento.

Durante a manhã desenvolveram-se duas sessões:  1- Ciência e Cultura em Digital, tendo sido o primeiro encontro do ciclo Ciência e Cultura; 2 - Diálogos Cruzados, que se destinou a promover a aproximação e a fomentar o diálogo e a criatividade entre agentes e instituições culturais e científicas e de ensino superior. Foram apresentados estudos de caso e projetos de referência promovidos no sector da Cultura ou no âmbito das Instituições Cientificas e de Ensino Superior no domínio digital.

A tarde foi dedicada ao Diretório de Repositórios Digitais onde houve a oportunidade de se observar os resultados do questionário de diagnóstico dos Repositórios Digitais registados na plataforma DRD, acompanhada de um debate sobre os atuais desafios e oportunidades. Os Repositórios Digitais, dadas as suas características e capacidade de disponibilização de conteúdos, são infraestruturas decisivas para ampliar e democratizar o acesso ao conhecimento, tornar mais global a Cultura e a Ciência e contribuir para que tenham mais visibilidade e impacto.

Acentua-se que o diálogo entre Ciência, Cultura e Expressões Artísticas permitirá uma nova abordagem no espirito das investigações e uma variedade de hipóteses de respostas, mais abrangentes pela sua combinação entre características aparentemente opostas: racional e emotiva, sistemático e imaginário, etc., acentuando assim o seu caracter revisível, aproximado, criativo e crítico.

As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação que permitem a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.